Você esta em :  O que é Scrapbooking?
 
 

O que é Scrapbooking?

 

O Scrapbooking é a arte de registrar momentos, lembranças e recordações de modo criativo, lúdico e diferente em mix entre álbum de retratos e diário, com a finalidade de preservar histórias, passando para o papel um pouco da emoção daquele momento especial.

 
Apesar de não existir uma data específica para a criação da arte do scrapbooking no mundo, sabemos que o primeiro registro é do século XVII, na Alemanha, onde se faziam diários ou álbuns de memória artesanalmente. Os Estados Unidos é o país onde o scrapbooking mais se popularizou e onde a técnica já é utilizada há mais de cem anos.

Thomas Jefferson estava entre os primeiros americanos famosos a fazer álbuns de recortes. Ele criou uma série de álbuns com recortes de jornal que falavam sobre seu mandato para referência futura.

Em 1825, foi impresso o primeiro livro de scrapbooking chamado ”The Scrapbook”. Este livro trazia ideias de como usar retratos e recortes de jornal para preencher um álbum em branco. O scrapbooking tornou-se popular depois da publicação do livro “Manuscript Gleanings and Literary Scrap Book” de John Poole em 1826 que era uma coleção encadernada de poemas impressos e gravuras. Poole também incluiu conselhos sobre como conseguir organizar os scraps.

Com a ausência de fotos, as pessoas faziam seus álbuns de scrapbooking colecionando poemas, cartões religiosos, recortes de jornal, citações, e outros elementos que representassem momentos especiais ou pessoas queridas.

Com a invenção da máquina fotográfica o Scrapbooking se transformou, pois as páginas ganharam fotos e journalings que contavam a história daquela foto, momento e família. Com a popularização da fotografia, os álbuns de recorte também cresceram estando cada vez mais voltados ao registro fotográfico. Nesta mesma época surgiu a tendência de enfocar o estudo da genealogia, reforçando a necessidade de criação de álbuns de recorte para a gravação das histórias pessoais e familiares.
Os mórmons tiveram grande influência no scrapbooking atual e o ano de 1980 foi decisivo na história do scrapbooking moderno. Neste ano, Marielen Christensen compartilhou 50 volumes dos livros de memórias de sua família na Conferência Mundial sobre recordes, em Utah. Os álbuns geraram tanto interesse que a família Christensen abriu a primeira loja de varejo, “Keeping Memories Alive”, mantendo vivas as memórias do país.
A partir de 1990, com a explosão de publicações sobre ao assunto e a produção de novos materiais, o scrapbooking ganhou força e se tornou um dos mais crescentes passatempos dos EUA.

No Brasil, o scrapbooking começou a ganhar força nos últimos 5 anos e é uma das técnicas de arte e artesanato que mais crescem no país.
Para fazer os projetos de scrapbooking são utilizados textos, fotos, bilhetes de viagens, recortes diversos, frases e poemas, entre muitos outros materiais.
O Scrapbooking é uma atividade muito gratificante. Essa sensação de prazer e de satisfação é o que mais estimula as scrappers a se dedicarem e a buscarem cada vez mais conteúdo, informação e especialização através das aulas e cursos.
Para quem está começando a se aventurar no universo mágico do scrapbooking, os materiais básicos são: álbum, folhas de papel, bordas, adesivos decorativos, tags, molduras, fita dupla-face ou uma cola branca ACID FREE. A maioria dos materiais segue o tamanho padrão de 30,5 X 30,5 cm.
Com as técnicas do scrapbook, também é possível criar cartões, objetos de decoração, mini-álbuns, convites, porta-chaves, caixa de biju, porta-lápis, capa de caderno, bloco de anotações, entre outros.

 
 
 
 
left direction
right direction